08/10/2022 às 15h48min - Atualizada em 08/10/2022 às 15h48min

Por que 8 de outubro é Dia do Nordestino? Saiba mais sobre a data e a cultura regional

Data foi criada em homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré

Portal Correio
Orla do Cabo Branco, em João Pessoa (Foto: Dayze Euzébio/Secom-JP/Divulgação)
Dia 8 de outubro é o Dia do Nordestino em todo o Brasil. A data marca a celebração da cultura do Nordeste, rica em costumes, tradições, gastronomia e expressões encantadoras do vocabulário regional, o ‘nordestinês’.

De onde vem a data

A data foi criada em homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré (1909 – 2002).

O Dia do Nordestino foi oficializado por meio da lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, onde há a maior concentração de nordestinos fora da região em todo o país.

Gastronomia é marca forte na cultura

Na reportagem da TV Correio, no vídeo abaixo, o repórter Oscar Xavier mostra um pouco da cultura regional, com gastronomia e expressões locais do vocabulário.

Ele conta ainda a história de Alexander, de 25 anos, que gerencia um restaurante de comidas típicas nordestinas em João Pessoa.

Assista abaixo à reportagem, exibida nessa sexta-feira (7), o Jornal da Correio:

 


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »