03/11/2022 às 17h30min - Atualizada em 03/11/2022 às 17h30min

‘Novembro Azul’ alerta homens para prevenção contra problemas de saúde

Campanha, que conscientiza principalmente sobre o câncer de próstata, teve origem na Austrália, em 2003, e começou a ser promovida no Brasil em 2011

Portal Correio
Foto: Marijana1/Pixabay
O mês de novembro é marcado pela campanha “Novembro Azul”, que busca conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde. A campanha, que teve origem na Austrália, em 2003, começou a ser promovida no Brasil em 2011.

O principal tipo de câncer que afeta a saúde do homem é o de próstata, segundo o médico urologista Lucas Alexandria. “Esse câncer, quando descoberto em uma fase inicial, tem uma chance de cura elevadíssima, mais de 90% se curam se forem diagnosticados precocemente”, disse o especialista.

Lucas também alerta que homens a partir dos 50 anos devem fazer o rastreio da doença. “Aqueles que são da raça negra, que têm histórico familiar de câncer de próstata ou de mama, devem realizar o rastreio um pouco mais cedo, a partir dos 40, 45 anos de idade”, explica o urologista.

Alguns tumores de próstata não são detectados no exame de toque, destaca Lucas. É necessário fazer um exame de antígeno prostático específico (PSA) para conseguir identificar o tumor, através do aumento da taxa. “Daí a importância do médico urologista avaliar e se for possível e indicado, realizar o exame do toque”, disse o médico.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »