07/09/2022 às 13h12min - Atualizada em 07/09/2022 às 13h12min

Confira programação dos desfiles de 7 de setembro em cidades da Paraíba

Data é tradicionalmente celebrada com desfiles cívico-militares, que voltam a ocorrer após dois anos devido às restrições da pandemia de Covid-19

Portal Correio
(Foto: Imagem ilustrativa/Arquivo/ABr)
Nesta quarta-feira (7), é comemorado o Dia da Independência do Brasil. A data é tradicionalmente celebrada com desfiles cívico-militares, que voltam a ocorrer após dois anos devido às restrições da pandemia de Covid-19.

Veja, abaixo, a programação em algumas das principais cidades do estado:

João Pessoa

Na Capital, o desfile ocorre na Avenida Duarte da Silveira, no Centro, com participação de forças de segurança federais e estaduais, orgãos públicos, entidades de classe e escolas.

Representando as forças de segurança, um efetivo de 1.450 homens e mulheres vai participar das comemorações, representando a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) também participará do evento. Participarão do desfile 90 pessoas entre trabalhadores e familiares do Serviço. O pelotão será puxado pela Banda Marcial Presidente João Pessoa, composta por 70 estudantes da escola municipal. Em uma ala composta por filhos de profissionais do serviço, será promovida a campanha ‘Diga Não ao Trote’ para conscientização da população contra os prejuízos causados ao Samu pela prática.

Para garantir a fluidez do tráfego de veículos e a segurança viária dos pedestres no local e entorno onde ocorrerá, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) vai bloquear o trânsito avenidas Getúlio Vargas e Duarte da Silveira, trecho compreendido entre as avenidas Tabajaras, Maximiano Figueiredo e Clemente Rosas, e vias próximas, das 5h às 12h, horário previsto para o término do desfile.

Campina Grande

A programação inicia às 7h, na Praça da Bandeira, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e de Campina Grande. Após o hasteamento, será feita a revista das tropas para o início do desfile cívico-militar, que terá a participação de 58 instituições, incluindo militares, escolas, bandas, fanfarras e outras instituições civis.

O desfile se estenderá no decorrer da Floriano Peixoto, sentido Viaduto ao Teatro Municipal Severino Cabral (onde ocorrerá a dispersão). Um palco estará montado na Praça da Bandeira (lateral do Colégio das Damas) onde ficarão as autoridades.

Patos

O desfile cívico em Patos terá início às 16h, na Praça Edvaldo Mota. Participam do evento os representantes das secretarias municipais, o prefeito Nabor Wanderley, demais autoridades e a Filarmônica 26 de Julho.

Cabedelo

Em Cabedelo, o desfile está previsto para começar às 14h. O percurso vai da Secretaria de Educação, na altura da Rua Pastor José Alves de Oliveira, em direção à Praça Getúlio Vargas, no Centro, local da dispersão.

Serão 61 representações, entre instituições militares, organizações civis, 2 escolas particulares, 22 creches e escolas municipais, 3 escolas estaduais, bandas marciais e Secretarias municipais de Educação, Mobilidade Urbana e Transporte.


Link
    Tags »
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »